Filhos seu maior e melhor investimento

quarta-feira, dezembro 02, 2015



Criar um filho não é tarefa fácil.
Isso todo pai e toda a mãe já sabe.
O que muitos não compreendem é que educar um filho é um investimento a longo prazo. É como fazer um fundo de reserva para aposentadoria aos 20 anos.

Assim como para se ter uma boa aposentadoria, para se criar um  “bom filho” ou melhor um "adulto seguro, feliz e responsável" é preciso muita dedicação, autoconhecimento, paciência e sabedoria.

A sua dedicação  diária irá medir o tamanho e o tempo de retorno do seu investimento.  Quanto mais tempo nos dedicamos à educação e aos cuidados de nossos filhos, maior será a probabilidade de termos como retorno um bom adulto. Além disso, a dedicação envolve saber que você deverá abrir mão de algumas coisas, adiar alguns planos, e que durante um bom tempo a criança será uma prioridade em sua vida.  Ou seja, tudo que você fizer agora deverá levar em conta o fato que você tem um filho para criar.

O autoconhecimento está ligado ao quanto você pode investir. Ter e criar um filho é como ingressar em um fundo de aposentadoria:  você precisa saber se o plano é adequado para a sua realidade.  É fundamental saber o quanto você está preparado para se dedicar à criação de uma criança, saber quais as necessidades que a criança vai apresentar, e perceber as características pessoais que precisam ser alteradas. Não adianta querer ter um filho se você não tem maturidade, estabilidade emocional, apoio conjugal, rotina adequada ou vontade de mudar. Assim como o fundo de aposentadoria, a probabilidade da situação se tornar um fardo e dar errado é muito grande. Se você sofre, a criança sofre mais ainda.

A paciência está ligada diretamente ao fato de entendermos que a criança tem um ritmo de desenvolvimento diferente do adulto. Tudo o que você faz pelo seu filho é um investimento futuro. O que você ensina hoje, nem sempre terá um resultado imediato. O que parece simples e obvio para você, para a criança é complicado e difícil de entender de primeira.
Na maioria das vezes você só vai ver o resultado tempo depois.  Ás vezes vai parecer que aquilo que você vem fazendo não está servindo de nada.  Mas faz toda a diferença. A sensação é a mesma quando você chega o seu extrato mensal, o rendimento é quase mínimo. Mas quando chega no fim do ano, o valor obtido é bem maior, e você lembra que valeu a pena todo o esforço anterior.

A sabedoria está ligada ao fato de reconhecer que, à medida que cresce, a criança tem necessidades diferenciadas. Os pais precisarão se adaptar a cada necessidade, e para isso é fundamental buscar informações sobre o desenvolvimento infantil. Além disso, situações difíceis irão ocorrer, e as decisões tomadas refletirão sobre toda a vida da criança. Nem sempre a decisão mais fácil, ou aquilo que todo mundo faz (ou o que seus pais fizeram com você) é adequado para aquele momento ou à sua criança. A forma como os pais se comportam em situações de birra, de desamparo e fracasso da criança irão ser a base de como ela irá construir suas atitudes e reflexões sobre esses eventos. Afinal, a gente não só educa, a gente ensina à criança toda vez que estamos nos relacionando com ela.

Como falei no inicio, não é uma tarefa fácil. Mas o retorno é maravilhoso.
Assim como no dia em se que completa 60 anos e resgata o seu dinheiro e tem uma visibilidade de uma vida na terceira idade mais confortável, ao vermos nosso filho de tornando um adulto seguro de si, responsável e amável, a sensação de triunfo é imensa.
O investimento feito durante a infância e a adolescência é revertido em um adulto confiante, que preza pela companhia dos pais e familiares, e que é querido por todos. Para um pai e uma mãe, não há nada mais gratificante!

No fim você terá um ótimo retorno do seu investimento!

You Might Also Like

0 comentários