12 dicas para a Hora do dever de casa

terça-feira, outubro 20, 2015



A hora do dever de casa muitas vezes é sinônimo de dor de cabeça para os pais.
Mas com o auxilio de  algumas dicas  a tarefa pode se tornar mais fácil.

1.       Determine um horário fixo na rotina da criança.
Toda criança precisa de rotina. Ter horários fixos ajuda na organização cerebral da criança. Assim, ter um horário fixo ajuda a criança, ao saber que naquele horário ela precisará se concentrar e se dedicar à atividade.

2.       Separe um local longe das distrações.
É importante que a criança esteja concentrada para poder realizar a atividade corretamente. Assim, o ideal é um local longe de barulho, TV, rádio, brinquedos e outros objetos que podem distrair a criança. Disponha para criança apenas o livro e o caderno da atividade que será realizada.
                    
3.       Evite deixar o dever de casa para a noite, ou como última tarefa do dia.
O período da noite é um momento em que geralmente a criança está mais cansada. Assim, fazer a atividade à noite pode ser muito mais custoso para ela. Dê preferência para realizar a tarefa durante o dia, ou no início da noite, mas nunca como última atividade.

4.       Coloque alguma atividade recreativa após o dever.
Para reforçar e gerar um momento de relaxamento mental, coloque uma atividade que a criança goste de realizar após o dever. Pode ser assistir um desenho, ler um livro, jogar um jogo ou mesmo desenhar.

5.       Não estenda muito o horário.
Quanto menor a criança, menos tempo de atenção ela tem. Assim, não deixe o horário da tarefa estender mais do que 30 ou 40 minutos.

6.       Faça pequenos intervalos de 30 minutos.
Se a criança precisar de mais tempo para estudar, organize a tarefa em pequenos períodos de 30 minutos com intervalos de descanso de 5 minutos. Isso evita que a criança fique cansada e não queira prosseguir com a tarefa.

7.       Se a tarefa for muito grande, divida em mais de um dia.
Caso a tarefa demande muito trabalho e pode ser entregue mais à frente, divida-a entre o restante dos dias da semana para que a criança não fique sobrecarregada.

8.       Não coloque a criança para fazer o dever logo após chegar da escola ou de outra atividade. Dê um tempo de descanso.
A hora do dever de casa precisa ser um momento em que a criança esteja disposta a se concentrar. Quando chega em casa a criança geralmente está agitada, com fome, cansada, e isso dificultará a sua disposição para realizar a tarefa. Dê um tempo, faça um lanche com a criança e só após perceber que ela está mais relaxada inicie a atividade.

9.       O mesmo vale para os pais. Evite ajudar seu filho com o dever logo após chegar do trabalho. Descanse para pode ensinar com paciência.
Lembre-se que, para ensinar o seu filho, você precisa estar relaxado e paciente para auxilia-lo em suas dúvidas. Tome um banho, faça um lanche, respire e depois vá ajudar o seu filho. Chegar em casa estressado e cansado do trabalho só vai aumentar a chance de você perder a cabeça com a criança.

10.   Não use o dever de casa para castigar ou dar bronca.
Você quer que o seu filho tenha prazer em estudar e aprender. Assim, o momento de estudo deve ser prazeroso para a criança. Broncas nesse momento só fazem a criança achar que estudar é algo ruim. Nunca use os estudos como forma de castigo!

11.   Aceite o erro como parte do processo de aprendizagem, e não como uma incapacidade da criança.
Tenha em mente que a criança está aprendendo. Aquilo que parece simples para você, para ela não é. Se o seu filho está tendo dificuldade, procure identificar o que ele não entendeu e ajude-o. Evidenciar o erro só aumenta na criança a sensação de insegurança e baixa autoestima. Além de aumentar a visão negativa sobre os estudos.

12.   Destaque os acertos e elogie seu filho.
Ajude o seu filho a identificar suas potencialidades. É importante para a criança saber que ela é boa em algo. Destaque essas habilidades e elogie seu filho quando ela conseguir acertar uma tarefa difícil. Você estará ensinando que é possível superar obstáculos e que acredita na capacidade dele.


 Invista no seu filho! 
 O tempo dedicado ao seu aprendizado hoje, será a base do seu sucesso amanhã!

You Might Also Like

0 comentários